quinta-feira, 24 de setembro de 2009

BI - Business Intelligence

Processo Empresarial

O termo Business Intelligence (BI), pode ser traduzido como Inteligência de negócios,  refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. O conceito surgiu na década de 80 e descreve as habilidades das corporações para acessar dados e explorar informações, analisando-as e desenvolvendo percepções e entendimentos a seu respeito, o que lhes permite incrementar e tornar mais pautada em informações a tomada de decisão. As organizações tipicamente recolhem informações com a finalidade de avaliar o ambiente empresarial, completando estas informações com pesquisas de marketing, industriais e de mercado, além de análises competitivas. Organizações competitivas acumulam "inteligência" à medida que ganham sustentação na sua vantagem competitiva, podendo considerar tal inteligência como o aspecto central para competir em alguns mercados. Geralmente, os criadores de BI obtêm as fontes primárias de informação dentro das suas empresas. Cada fonte ajuda quem tem que decidir a entender como o poderá fazer da forma mais correta possível. As fontes secundárias de informações incluem as necessidades do consumidor, processo de decisão do cliente, pressões competitivas, condições industriais relevantes, aspectos econômicos e tecnológicos e tendências culturais. Cada sistema de BI determina uma meta específica, tendo por base o objetivo organizacional ou a visão da empresa, existindo em ambos objetivos, sejam eles de longo ou curto prazo.

Tecnologia do BI

Alguns observadores consideram que o processo de BI realça os dados dentro da informação e também dentro do conhecimento. Pessoas envolvidas em processos de BI podem usar software ou outras tecnologias para obter, guardar, analisar e prover acesso aos dados. O software “cura” o desempenho do gerenciamento do negócio e ajuda no objetivo de tomar as decisões melhores, mais atuais e relevantes, com as informações acessíveis sempre que necessário. Algumas pessoas utilizam o termo "BI" intercambiando-o com "livros de reunião" ou "sistemas de informações executivas", de acordo com a informação que cada um contém. É nesse sentido, que cada um pode considerar um sistema de BI como um sistema de suporte para tomada de decisão (DSS).

Implementação do BI

Quando é implementado um programa de BI deve-se relacionar as questões e suas possíveis decisões, tal como:
    * Questões de alinhamento de metas: é o primeiro passo para determinar propostas de curto e médio prazos do programa.
    * Questões de base: coleta de informações de competência atual e suas necessidades.
    * Custos e Riscos: as consequências financeiras da nova iniciativa de BI devem ser estimadas.
    * Cliente e "stakeholder": determina quem serão os beneficiados da iniciativa e quem pagará por ela.
    * Métricas relacionadas: estes requerimentos de informações devem ser operacionalizadas com clareza e definidas por parâmetros métricos.
    * Mensuração Metodológica: deve ser estabelecido um método ou procedimento para determinar a melhor ou aceitável maneira de medir os requerimentos métricos.
    * Resultados relacionados: alguém deve ser o monitor do programa de BI para assegurar que os objetivos estão ocorrendo. Ajustes no programa podem ser necessários. O programa deve ser testado pela eficácia, rentabilidade e validade.

15 comentários:

  1. Uma referência anterior a inteligência, mas não relacionada aos negócios, ocorreu em Sun Tzu - A Arte da Guerra. Sun Tzu fala em seu livro que para suceder na guerra, a pessoa deve deter todo o conhecimento de suas fraquezas e virtudes, além de todo o conhecimento das fraquezas e virtudes do inimigo. A falta deste conhecimento pode resultar na derrota. Uma certa escola traça paralelos entre as disputas nos negócios com as guerras:
    coleta de informações; discernimento de testes padrão e o significado dos dados (gerando informação); respondendo à informação resultante.

    ResponderExcluir
  2. Os sistemas de BI atuais têm como características:

    * Extrair e integrar dados de múltiplas fontes
    * Fazer uso da experiência
    * Analisar dados contextualizados
    * Trabalhar com hipóteses
    * Procurar relações de causa e efeito
    * Transformar os registros obtidos em informação útil para o conhecimento empresarial

    ResponderExcluir
  3. Hoje em dia é muito difícil para uma empresa conseguir sobreviver sem alguma ferramenta de BI. Elas necessitam mais do que nunca de um sistema de suporte à decisão eficaz e relevante, que tenha condições de gerir uma unidade de negócio de forma continuada para quase todos os níveis ou áreas da empresa. Por isso, para alguns setores como telecomunicações, bancos, seguros, cartões de crédito ou outro tipo de negócio que envolva um volume muito grande de informação, o uso destas soluções em BI torna-se cada vez mais essencial para sua sobrevivência no mercado.

    ResponderExcluir
  4. O Business Intelligence quando bem implantado é uma mina de ouro para as empresas. Tais sistemas constituem um auxílio inestimável no processo de tomada de decisão das organizações.

    ResponderExcluir
  5. BI se refere a habilidades, tecnologias, aplicações e práticas usadas para auxiliar um melhor entendimento do contexto comercial. Tal tecnologia proporciona visões históricas e/ou presentes, além de previsões da situação do negócio em que é aplicada.

    ResponderExcluir
  6. A principal característica do BI é justamente a capacidade de integrar informações vindas de todas os departamentos da corporação, proporcionando soluções e subsídios para análises operacionais e financeiras, bem como o gerenciamento da cadeia de fornecedores, clientes e até de funcionários.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Business Intelligence não é apenas conseguir informações corretas, é importante também ser no momento propício, possuindo assim utilidade para uma organização,ssas informações são analisadas para obterem um impacto positivo na estratégia de negócios, táticas... Como por exemplo: em que mercado entrar, aumentar a lucratividade, ampliar a fatia do mercado, etc.

    ResponderExcluir
  9. É preciso esclarecer que nem todo software de automação comercial pode ser enquadrado na significação de Business Intelligence.

    ResponderExcluir
  10. Vocês poderiam falar um pouco da história do BI que começa na década de 70, quando alguns produtos de BI foram disponibilizados para os analistas de negócio, porém o grande problema era que esses produtos exigiam intensa e exaustiva programação, não disponibilizavam informação em tempo hábil nem de forma flexível, e além de tudo tinham alto custo de implantação. Com o surgimento dos bancos de dados relacionais, dos PC's e das interfaces gráficas como o Windows, aliados ao aumento da complexidade dos negócios, começaram a surgir os primeiros produtos realmente direcionados aos analistas de negócios, que possibilitavam rapidez e uma maior flexibilidade de análise.

    ResponderExcluir
  11. Vocês poderiam também dar uns exemplos para facilitar o entendimento de BI para as pessoas que possam perguntar sobre a diferença de um sistema de informação convencional e um BI. Poderiam fazer uma analogia, como por exemplo, um sistema do tipo convencional é como um restaurante, onde o garçom lhe traz um cardápio e você precisa escolher um prato que já está pronto. Já num sistema self-service (BI), você pode optar por escolher o que lhe agrada e na quantidade desejada.

    ResponderExcluir
  12. As vantagens da utilização, têm a ver com o acesso a informação de qualidade que permita que as empresas conheçam melhor a sua realidade, quer seja interna, quer seja voltada para o exterior, permitindo-lhes obter indicadores preciosos para melhorar o desempenho da sua atuação e a inovação tão necessária ao seu crescimento, mas uma vantagens é a existência da uniformização da informação, permitindo uma verdade única dentro da organização, garantindo assim que todos trabalhem com a mesma realidade.

    ResponderExcluir
  13. O que determina a eficácia das soluções de BI, embora importantes, não serão os desafios superados de integração, os árduos processos de ETL e nem mesmo o tamanho do Data Warehousing. Os resultados que eles apóiam e geram, fazem dela uma solução de valor.

    ResponderExcluir
  14. A relação entre BI e a gestão do conhecimento é grande em vários aspectos portanto, podem estar juntos enquanto estratégia.
    Uma grande parte dos projetos de BI necessitam da disseminação das melhores práticas analíticas e ênfase aos padrões de uso esperados e desejados dos recursos de informação.

    ResponderExcluir
  15. Algumas características das ferramentas de BI para usuários finais: Acesso aos dados e análise das informações; Busca dos dados de várias fontes, sendo possível o correlacionamento dos mesmos; Apresentação dos dados já agregados, trabalhados, contextualizados permitindo, assim, um melhor entendimento do negócio e um melhor planejamento das ações. Entre outras.

    ResponderExcluir